Outsourcing: o que é e como funciona essa estratégia de terceirização?

Saiba tudo sobre Outsourcing de TI e seus benefícios para as pequenas e médias empresas

A tecnologia tem avançado de forma avassaladora e isso se expressa também no ambiente corporativo, que tem notado as demandas dessa área.

Por isso, muitas organizações optaram pela terceirização da TI através do Outsourcing, por possuir um custo menor e uma eficiência maior.

Mas quando falamos em Outsourcing de TI, existe um preconceito enraizado na cabeça das pessoas sobre a terceirização de colaboradores, ou seja, eu te “empresto” o meu colaborador para desenvolver um software para você e assim termina o projeto.

Porém o Outsourcing vai além da terceirização de colaboradores de uma área técnica, ele se aplica também a terceirização de toda a infraestrutura de TI que uma organização precise ter.

Todos os equipamentos, softwares e ferramentas de trabalho de uma empresa profissional têm um custo muito menor em relação a montar uma infraestrutura completa.

O que é Outsourcing e qual a sua função?

Como dito anteriormente, os problemas da área de tecnologia estão cada vez mais complexos, exigindo uma solução eficiente e custo-benefício.

Desta forma se popularizou o Outsourcing de TI. Um serviço de terceirização de toda a gestão de TI de uma empresa, ou, uma parte específica dela para complementar as execuções especialistas que faltam no time atual. 

Essa solução surgiu, pois equipar a sua organização com toda a infraestrutura necessária para a parte de tecnologia tem um custo muito elevado, além de exigir muita pesquisa e um excelente planejamento para isso.

E para um ecossistema de pequenas e médias empresas, todo esse custo e operação se tornam completamente inviáveis.

O custo em mão de obra, todo o tempo e dedicação para montar uma infraestrutura em tecnologia e seus demais problemas na área, passou a atrapalhar muitos diretores e gestores que já não podiam se concentrar em suas principais tarefas.

Tendo em vista esses problemas, chegamos em uma solução viável para pequenas e médias empresas, o Outsourcing. Mas afinal, quais as suas principais vantagens?

  • Menor custo;
  • Qualidade superior dos serviços de TI;
  • Maior disponibilidade para investir no crescimento da sua empresa;
  • TI estratégica para as demandas do seu negócio.

Menor Custo 

O serviço de Outsourcing é geralmente oferecido por meio de pacotes. Esses pacotes podem variar em horas (como é o caso da FT Consult) ou um serviço pré-determinado e específico. Seu pagamento ocorre de forma mensal e fixa, podendo variar de acordo com o combinado entre contratante e contratado.

A principal economia em relação a uma infraestrutura interna é nos produtos que a empresa recebe, que são os mais atualizados e de melhor qualidade do mercado.

Para uma organização comprar em lote esses produtos, seu preço fica muito acima do que, geralmente, uma empresa de pequeno e médio porte pode comportar.

Qualidade superior dos serviços de TI 

É verdade que, com um equipamento terceirizado, você contará com uma qualidade superior dos serviços prestados. Entenda agora o porquê.

Quando pensamos em uma empresa de tecnologia que aluga equipamentos para outras empresas, todo o seu foco é em entregar os produtos de maior qualidade e prestar uma assistência técnica especializada.

Ou seja, além dos equipamentos mais modernos a empresa contará também com uma equipe de especialistas para atendê-los sempre que necessário.

Sem a necessidade de preocupar os colaboradores internos da empresa com as questões técnicas das máquinas e aparelhos.

 

Maior disponibilidade para investir no crescimento da sua empresa 

Não só os diretores e gestores terão mais tempo livre para pensar nos negócios, mas também os colaboradores como um todo.

Contratando uma infraestrutura terceirizada de TI, você não precisará alocar recursos para instalação e manutenção de equipamentos de tecnologia.

Dessa forma, todos focaram em suas respectivas demandas, utilizando sua capacidade para melhorar o negócio, o produto e/ou serviço e demais áreas.

A tecnologia se tornará aliada da empresa e não mais inimiga. Toda a burocracia de abrir chamado e esperar dias para ser atendido não vai mais acontecer. 

A TI deixará de ser um entrave, melhorando a eficiência e produtividade de toda a equipe.

 

TI estratégico para as demandas do seu negócio 

Muito além de resolver pequenos problemas de tecnologia, o serviço de Outsourcing, dependendo da empresa contratada, pode oferecer soluções estratégicas de TI para o seu negócio, mas o que isso quer dizer?

Muitas vezes, as pequenas e médias empresas não possuem um diretor de tecnologia, ou alguém de alta gestão nesse segmento.

Na prática, isso quer dizer que essas empresas não sabem quais as melhores soluções de tecnologia de acordo com suas necessidades.

Já uma empresa especialista na área, irá realizar um diagnóstico completo do seu negócio, identificando as principais oportunidades e assim, sua empresa irá:

  • Reduzir custos com serviços desnecessários de TI;
  • Assegurar melhor os dados do negócio;
  • Gestão ativa dos custos (a empresa contratada irá procurar sempre os melhores custos para a contratante, que condizem com o contexto dela).

Antes de contratar um Outsourcing de TI, é importante se atentar e conferir alguns pontos.

Pontos para prestar atenção

O controle a distância é o principal receio de empresas que estão pensando em contratar uma infraestrutura terceirizada de TI.

Afinal, pode parecer assustador não ter alguém ali, sempre que necessário, para atender a quaisquer dificuldades que a empresa possa ter em relação a essa nova infraestrutura.

Pensando em esclarecer essa dúvida, falaremos a seguir sobre esse controle e como garantir a sua segurança na hora de contratar esse serviço.

Controle a distância

Não ter um colaborador exclusivo e dentro da empresa pode parecer um desafio no início do processo.

Portanto, é de extrema importância que a empresa contratada esteja sempre a disposição, caso necessário, de enviar uma equipe de suporte para solucionar qualquer problema.

Logo, é de responsabilidade da empresa contratante alinhar juridicamente de que forma a empresa contratada prestará suporte, manutenção e até mesmo troca de equipamentos caso ocorra algum problema.


Agora você já sabe o que é o Outsourcing de TI e como a FT Consult pode transformar e simplificar a tecnologia do seu negócio. 

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